Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 5 de março de 2013

Atividade de Geografia - Trabalhando o conceito de paisagem

Projeto de Cartografia - Representando Paisagens (1ª Etapa)

1º Momento: leitura do texto "Mistério no Colégio" de José Ganymedes.
 Sugestão: Peça para os alunos identificarem no texto os elementos naturais e culturais que o autor descreve. (Professor fique atento as palavras do texto, e se possível incentive seus alunos a procurar o significado das palavras no dicionário).
Segue abaixo fragmento do texto:

2º Momento: Mostrar uma imagem que apresenta uma visão horizontal de uma paisagem e mostrar aos alunos os planos da paisagem mostrada. 
Sugestão: Peça para os alunos identificarem quais elementos (culturais ou naturais) predominam em cada plano da paisagem.
Segue abaixo exemplos de paisagem que é possível utilizar em sala de aula:
Em cada plano desta imagem é possível destacar a presença de elementos naturais.
Nos planos A e C pode-se perceber o predomínio de elementos naturais, já no plano B elementos Culturais.

3º momento:  Pedir para os alunos representarem a paisagem descrita no texto "Mistério no Colégio" construindo esta paisagem na visão horizontal (colocando os três planos da paisagem - Plano A, B e C (Linha do Horizonte).

O resultado é muito interessante. Os alunos se esforçam para representar a paisagem em três planos. 
Segue abaixo o resultado que eu tive com esta atividade em sala de aula:



4º Momento: Produção de um cartaz com algumas imagens produzidas pelos alunos:





Estas atividades foram realizadas com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. 





2 comentários:

  1. Adorei a dica Aretusa! Aproveitei e pedi para meus alunos descreverem elementos (naturais e culturais) de cada plano da paisagem, introduzindo este conceito. Obrigado e parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Mônica Aquino, que bom saber que você conseguiu utilizar e melhorar a atividade que eu postei. Sucesso na sua carreira!

    ResponderExcluir

Deixe uma mensagem. Sua opinião é muito importante.
Volte sempre que puder!